Aulas de TPV

Anorexia e Bulimia


Bulimia e anorexia são doenças ligadas à alimentação. Ambas podem levar à morte. Nos dois casos, a pessoa desenvolve horror a engordar e se acha gorda, mesmo quando o mais honesto dos seus amigos lhe garante que ela não está.

Bulimia e anorexia são doenças que ocorrem mais em mulheres jovens - mas nada impede que elas surjam em qualquer outro tipo de pessoa. Embora elas sejam mais comuns em adolescentes de 17 anos, já acontecem com meninas a partir dos 11 anos de idade.

Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, Terri Schiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doença.

Anorexia
Bulimia
Tratamentos



Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença alimentar. Nesse caso, a pessoa se alimenta o mínimo possível, porque acha que está gorda (mesmo quando seus ossos já estão todos à mostra!).

A anorexia nervosa surge sobretudo em meninas jovens. Uma menina com anorexia tem, segundo pesquisas médicas, 10%, de chance de morrer.Alguns sintomas da anorexia
  • rápida perda de peso
  • parada do ciclo menstrual (o nome médico disso é "amenorréia")
  • depressão, ansiedade, irritação
  • desnutrição
  • desidratação
  • pele seca
  • dores de cabeça
  • pressão arterial baixa
  • cor roxa nas extremidades
  • anemia
  • redução da massa muscular
  • letargia (muito cansaço)
  • a pessoa não tolera o frio
  • ossos fracos (nome médico : "osteoporose")
  • infertilidade (a menina pode não conseguir ter filhos, mas apenas nos piores casos)
  • ataque do coração
Voltar ao topo

Bulimia

A bulimia nervosa é uma doença relacionada à alimentação (um "transtorno alimentar", no vocabulário dos médicos).

Na bulimia, a pessoa come muito (parece que está com muita, muita fome). Depois, ela sente culpa porque acha que com toda essa comida, ganhou peso. Aí, ela provoca o vômito, toma laxativos ou diuréticos (remédios que soltam o intestino e que aumentam a produção de pipi), tudo para tentar se "limpar" do aumento de peso. Uma pessoa bulímica pode também fazer exercícios físicos exageradamente, com o mesmo objetivo.

Esse comportamento de comer muito e depois vomitar não acontece todos os dias da vida do bulímico e, sim, de duas a três vezes por semana, mais ou menos. Em geral, o doente come escondido dos outros, guarda comida em baixo da cama, essas coisas.

Como o bulímico fica sempre nesse processo de comer e por para fora, na bulimia a pessoa não perde peso. Por isso, tanto a família quanto os médicos têm mais dificuldade em descobrir a doença.

Alguns sintomas
Uma pessoa com bulimia terá várias complicações de saúde, como:

  • inflamação na garganta (de tanto forçar o vômito)
  • rosto inchado e dolorido (porque as glândulas salivares incham)
  • muitas cáries nos dentes (os dentes vão ficando horríveis)
  • desidratação, dores nos músculos e câimbras
  • sangramento do esôfago
  • prisão de ventre crônica
  • hemorróidas
  • rompimento do estômago
  • problemas no coração
Em geral, os bulímicos são pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem um problema, mas não consegue controlar a doença e a esconde, com vergonha.

Voltar ao topo


Tratamentos
Uma pessoa com bulimia ou com anorexia tem uma doença grave, que deve ser tratada, antes que o pior aconteça. Em 2006, os jornais brasileiros publicaram vários casos de meninas jovens que, infelizmente, acabaram morrendo por sofrer dessas doenças.

Uma menina com bulimia será tratada por um médico, que fará exames e lhe receitará remédios. Mas ela também terá que fazer terapia, com um psiquiatra ou um psicoterapeuta. O indicado é que até a família do doente faça terapia, porque o apoio dos pais, irmãos etc. será fundamental para a cura. Só assim, lentamente, o doente bulímico poderá deixar a doença para trás.

A pessoa que sofre de anorexia irá se tratar com psicoterapia e o acompanhamento de um médico e até de um nutricionista.

Embora algumas meninas se recuperem sozinhas depois de um caso único de anorexia, a maioria poderá ter problemas muito sérios.

O mais importante, sempre, é a família estar sempre atenta e contatar um médico de confiança em caso de suspeita de qualquer uma das doenças. 

_____________________________________________


Culminância da Disciplina de TPV, onde houve apresentações de Teatro, Paródia, Poesia e Dança das 3 turmas da Escola Profissional Luiz de Gonzaga Mota.

















Atualmente a turma de Informática está trabalhando com o Projeto Gravidez na Adolescências com o seguinte projeto criado e elaborado pela turma, onde atualmente estamos ensaiando para irmos para um momento de Culminância que será realizado na escola provavelmente no mês de junho.


PROJETO TPV
TURMA INFORMÁTICA

TEMA
Gravidez na Adolescência

 INTRODUÇÃO
            A gravidez na adolescência pode significar um problema além do fato de representar uma gestação de risco, graças a imaturidade biológica da menina associada ainda ao fato de desencadear, muitas vezes, desagregação familiar e social, principalmente quando indesejada. O desdobramento desta gravidez se dá muitas vezes com o isolamento social, a interrupção dos estudos de forma temporária ou definitiva a instabilidade emocional, além da união instável e imatura com o parceiro.
            O desenvolvimento da gravidez neste ciclo de vida está associado com variados riscos sendo mais importante quando sua ocorrência se dá na fase inicial. Isto ocorre devido a interação de fatores singulares ligados ao crescimento e ao desenvolvimento, que terminaram por intervir de forma mais decisiva em comparação com a segunda metade do adolescente. Particularizando-se os riscos alguns autores salientam a preponderância do risco social, tendo em vista sua repercussão sobre a expectativa de vida do bebê que vai nascer. Os risco de uma gravidez na adolescência estão muita mais associados à interação com as condições de nutrição de saúde e à falta de atenção e cuidados dispensados a mãe (ou seja, as condições sociais e culturais em que a gravidez ocorre) do que propriamente a fatores biológicos. Certamente, subtraímos os casos em que a gravidez se dá em idades muito precoces, quando podem apresentar conseqüências negativas em relação à saúde.

JUSTIFICATIVAS
            Sabemos que muitas adolescentes estão engravidando hoje no Brasil e se faz necessário conhecer um pouco mais sobre essa situação, por isso notamos o quão importante é a aplicação deste projeto em nossa realidade.
            Visto que são vários os motivos que levam a adolescente a engravidar, dentre eles podemos citar: falta do uso de preservativos, falta de senso de responsabilidade entre os jovens, falta de diálogo sobre o assunto de forma geral, desestruturação familiar, entre outros.
Levando para o nosso convívio social, em Amontada (a princípio em nossa escola, tentando replicar este projeto para outras escolas do município) pretendemos conscientizar os jovens dos riscos da gravidez na adolescência, e conhecer um pouco mais sobre o tema nos ajuda a entender essa situação e buscar ajuda e prevenção.

OBJETIVOS
Geral: Esclarecer as informações sobre a gravidez na adolescência, tentando abranger todos os temas possíveis acerca dessa problemática, contribuindo para que o jovem tenha uma vida saudável, prazerosa e com responsabilidade, longe das conseqüências que uma gravidez indesejada pode causar na vida de uma adolescente:
-  Imaturidade de pais adolescentes,
-  Possíveis contaminação de DST’s pela falta do uso de preservativo;
-  Falta de acompanhamento aos estudos, seguido de abandono;
- Interrupção na fase da adolescência por causa do trabalho, entre outros fatores que acabam influenciando de maneira negativa na vida dos jovens;

 Específicos:
·         Realizar levantamento de dados de adolescentes grávidas no município;
·         Apresentar através de atividade teatral, musical, gráficos, painéis e palestras possibilidades reais de enfrentamento e prevenção da gravidez na adolescência.


EQUIPE 04 -
METODOLOGIA
l  Levantamento de dados existentes na Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de adolescentes grávidas na idade de até 19 anos.
l  Análise e organização em gráficos dos dados estatísticos pesquisados.
l  Ensaio da peça teatral: “O Evitável aconteceu”, e ensaio da música gravidez na adolescência;
l  Pesquisa sobre os métodos contraceptivos.
l  Construção de painéis com os métodos contraceptivos;
l  Culminância do Projeto: A culminância do projeto será no pátio da escola, com data e horário a combinar com o núcleo gestor. A abertura do momento será feita com uma aluno do curso de informática, que irá relatar todas as etapas de realização do projeto. Inicialmente será realizado uma palestra sobre Gravidez na Adolescência. Em seguida outro grupo apresentará o resultado do número de adolescentes grávidas através de gráficos, peça teatral, e por fim será encerrada com o depoimento da aluna Marília, relatando a história de sua amiga que engravidou na adolescência e acabou falecendo.

CRONOGRAMA

Projeto
Março
Abril
Atividades
Maio
Inicio de Projeto na sala de aula
31/03/2010

Ensaio da peça teatral:”O Evitável Aconteceu” e da música (Gravidez na adolescência)
04/05/2010
Pesquisa no Laboratório para dar Continuidade ao Projeto

07/04/2010
Pesquisa sobre os métodos contra conceptivos no Posto de Saúde.
11/05/2010
Socialização do projeto

14/04/2010
Construção de painel com os métodos contraceptivos
18/05/2010
Inicio das atividades externas. Levantamento de dados existentes na secretaria de saúde, sobre o número de adolescentes grávidas na idade até 19 anos

21/04/2010
Feriado
Culminância do Projeto com as atividades: Palestra com alguém da Saúde, apresentação da peça teatral com os alunos  do curso de Informática e de uma música e depoimento da aluna Marília.
26/05/2010
Analise e organização em gráficos dos dados estatísticos pesquisados 

28/04/2010







RECURSOS
-         DIDÁTICO
* Cartolina;
* Pincel;
*Filmes;
*Cola;
*Fotos;
*Depoimentos;
*Papel oficio
*Camisinha;

-         HUMANOS
*Médicos e psicologo;
*Atores voluntários;
*Alunos e professores
*Adolescentes gravidas;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sites:

http://diganaoainiciaçãoinfantil.wordpress.com?maes-precoces-historia-de-maes-meninas.

atrevida.uol.com.br/beleza-gente/1471artº33309-1.asp

REVISTAS:
Capricho – site:capricho.com.br
Atrevida – site:atrevida.uol.com.br

PROGRAMAS
MTV, 16 and pregnant (grávida aos 16) toda segunda às 22:30h

FILMES:
Juno, gravidez na adolescência