domingo, 17 de abril de 2011

INSTITUIÇÃO ESCOLAR

IVAN ILLICH (Desinstalação da Escola)

Muitos estudantes, especialmente os mais pobres, percebem intuitivamente o que a escola faz por eles. Ela os escolariza para confundir processo com substância. Alcançado isto, uma nova lógica entra em jogo: quanto mais longa a escolaridade, melhores os resultados; ou, então, a graduação leva ao sucesso. O aluno é, desse modo, “escolarizado” a confundir ensino com aprendizagem, obtenção de graus com educação, diploma com competência, fluência no falar com capacidade de dizer algo novo. Sua imaginação é “ escolarizada” a aceitar serviço em vez de valor. Identifica erroneamente cuidar da saúde com tratamento médico, melhoria de vida comunitária com assistência social, segurança com proteção policial, segurança nacional com aparato militar, trabalho produtivo com concorrência desleal. Saúde, aprendizagem, dignidade, independência e faculdade criativa são definidas como sendo um pouquinho mais que o produto das instituições que dizem servir a esses fins; e sua promoção está em conceder maiores recursos para a administração de hospitais, escolas e outras instituições semelhantes.

ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA QUE CONHECEMOS

a preocupação em separar os alunos em classes seriadas, de acordo com a faixa etária;

a divisão sistemática dos programas de acordo com cada série; os níveis de estudos passam a ter um encadeamento: a escola elementar (ler, escrever e contar), com a escola média ou profissional e os estudos superiores;

o tempo para o estudo e para o cumprimento dos programas para uma determinada série também passam a ser preestabelecidos.

Não será mais o ritmo de aprendizado do aluno que dirá de quanto tempo ele necessita para aprender, mas sim o ritmo imposto pela instituição.

QUE FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA ESCOLA

As revoluções burguesas, principalmente a inglesa (séc.XVIl) e a francesa (séc. XVIIl);

Os ideais liberalistas:

  • o individualismo;
  • a propriedade:
  • a liberdade e a igualdade:
  • a democracia:

Os ideais racionalistas:

  • supervalorização do pensamento racional e científico.

QUE FATORES CONTRIBUÍRAM PARA O SURGIMENTO DA ESCOLA

As revoluções burguesas, principalmente a inglesa (séc.XVIl) e a francesa (séc. XVIIl);

Os ideais liberalistas:

  • o individualismo: coloca no esforço individual toda a responsabilidade para que as pessoas atinjam o sucesso ou o progresso, desconsiderando as condições econômicas e sociais nas quais estejam vivendo.
  • a propriedade: significa que todos têm direito à propriedade desde que se esforcem e trabalhem para isso.
  • a liberdade e a igualdade: não se refere à igualdade social, mas sim à igualdade perante a lei. Pois é, mas em relação às desigualdades sociais, a conversa é outra. Os liberais consideram natural que existam pobres e ricos.
  • e a democracia: democracia representativa, isto é, o direito de todos escolherem seus representantes políticos.

Os ideais racionalistas:

supervalorização do pensamento racional e científico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário