domingo, 28 de março de 2010

Aula 02 - Augusto Comte

Estudamos na aula anterior a conceituação da Sociologia, quando ela foi criada, que aspectos foram fundamentais para o seu surgimento. De maneira superficial falamos de Augusto Comte e dos principais sociólogos clássicos: Durkheim, Marx e Weber, e do papel da sociologia atualmente, agora iremos iniciar nossos estudos acerca dos teóricos clássicos de uma maneira diferente, usando esse recurso que é a internet, algo que vocês alunos dominam tão bem, onde iremos começar com o criador da Sociologia, Augusto Comte, falando do positivismo e do início da Sociologia.
Como foi dito anteriormente Auguste Comte (1798-1857), foi quem criou o termo “sociologia” a partir da organização do curso de Filosofia Positiva em 1839.
O que desejava Comte com esse curso? Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia. Ele queria saber se os métodos utilizados nessas ciências, os quais já haviam alcançado um “status” de positivo, poderiam ser utilizados na física social, denominada, por ele de Sociologia.
Este pensador era de uma linha positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade, como era comum se pensar naquela época. E tem mais... como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social.
Na visão dele, naquela época, a sociedade estava em desordem, orientada pelo caos. Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, isto é, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias, na hierarquia, no patriarcalismo) para o sistema capitalista (baseado na indústria, no comércio, na urbanização, na exploração do trabalhador).. Era essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a Sociologia.
Assim sendo quando Comte pensava a Sociologia, era como se fosse uma “criança” sendo gestada, na qual colocava toda sua crença de que poderia estudar e entender os problemas sociais que surgiam e reestabelecer a ordem social e o progresso da civilização moderna. Ele queria que a Sociologia estudasse de forma aprofundada os movimentos das sociedades no passado para se entender o presente e, inclusive, para imaginar o futuro da sociedade.
Percebeu? Olhando o passado para compreender o presente. Os do “andar de cima”, e não só eles, nos ajudarão a ver melhor o mundo que vivemos hoje.
Comte via a consolidação do sistema capitalista como sendo algo necessário ao desenvolvimento das sociedades. Esse novo sistema, bem como o abandono da teologia para explicação do mundo seriam parte do progresso das civilizações. Já, os problemas sociais ou desordens que surgiam eram considerados obstáculos que deveriam ser resolvidos para que o curso do progresso pudesse continuar.
Portanto, a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade.

  • Visto o que foi lido sobre o Positivismo de Comte, pesquise mais sobre o Positivismo, comentando o que mais lhe chamou atenção no Positivismo, na França e no mundo (sem se esquecer do Brasil) e de sua importância na criação da Sociologia.
  • Para os que não fizeram a pesquisa, pesquise sobre os três autores clássicos, Marx, Weber e Durkheim, escolhendo um dos três fale sobre eles.

35 comentários:

  1. Professor: Diego Praciano

    Pessoal agora é hora de pesquisar e comentar sobre o que pesquisou em cima do que estou pedindo, coloquem o nome da sua dupla e vamos Começar.

    ResponderExcluir
  2. icaro, Richard Rooney31 de março de 2010 às 11:44

    Um dos conceitos chaves da obra e da teoria sociológica de Weber é a ação. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva e a ação social, característica por ser uma ação que possui um sentido visado e é determinado pelo comportamento alheio. A análise da teoria weberiana como ciência tem como ponto de partida a distinção entre quatro tipos de ação
    sociologia é otimaa

    ResponderExcluir
  3. Eugenio,Robson,Sherley31 de março de 2010 às 11:46

    Eugênio,Sherley e Robson

    Karl Max
    foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

    ResponderExcluir
  4. ICARO LUIS / RICHARD ROONEY31 de março de 2010 às 11:48

    O Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-tumulo.
    O Positivismo é uma reação radical ao Transcendentalismo idealista alemão e ao Romantismo, no qual os afetos das individuais e coletivos e a subjetividade são completamente ignoradas, limitando a experiência humana ao mundo sensível e ao conhecimento aos fatos observáveis. Substitui-se a Teologia e a Metafísica pelo Culto à Ciência, o Mundo Espiritual pelo Mundo Humano, o Espírito pela Matéria.

    A idéia-chave do Positivismo Comtiano é a Lei dos Três Estados, de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas idéias e a realidade:

    * Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos"; além disso, busca-se o absoluto;

    * Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo" , " o Mercado financeiro" etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos" e procurando o absoluto;

    * Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", através da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas pelo observável e concreto.

    ResponderExcluir
  5. natali a e degila
    positivista, o que quer dizer que acreditava na superioridade da ciência e no seu poder de explicação dos fenômenos de maneira desprendida da religiosidade, como era comum se pensar naquela época. E tem mais... como positivista ele acreditava que a ciência deveria ser utilizada para organizar a ordem social.

    ResponderExcluir
  6. Danny Monteiro/Jairo Duarte31 de março de 2010 às 11:51

    Danny Monteiro & Jairo Duarte

    Ele pretendia fazer uma síntese da produção científica, ou seja, verificar aquilo que havia sido acumulado em termos de conhecimento bem como os métodos das ciências já existentes, como os da matemática, da física e da biologia.
    A sociologia é uma disciplina muito interessante e prática
    gostei

    ResponderExcluir
  7. Na visão dele, naquela época, a sociedade estava em desordem, orientada pelo caos. Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, isto é, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias, na hierarquia, no patriarcalismo) para o sistema capitalista (baseado na indústria, no comércio, na urbanização, na exploração do trabalhador).. Era essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a Sociologia.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    Na visão dele, naquela época, a sociedade estava em desordem, orientada pelo caos. Devemos considerar que Comte vislumbrava o mundo moderno que surgia, isto é, um mundo cada vez mais influenciado pela ciência e pela consolidação da indústria, e a crise gerada por uma certa anarquia moral e política quando da transição do sistema feudal (baseado nas atividades agrárias, na hierarquia, no patriarcalismo) para o sistema capitalista (baseado na indústria, no comércio, na urbanização, na exploração do trabalhador).. Era essa positividade (instaurar a disciplina e a ordem) que ele queria para a Sociologia (adriano/Leiciano)

    ResponderExcluir
  9. augusto conte criou a sociologia na epoca que aconteceu duas revoluçoes a revoluçao françesa e a industrial foram muito ecencial para que ele criar a sociologia.

    ResponderExcluir
  10. Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-tumulo.

    ResponderExcluir
  11. ,foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

    ResponderExcluir
  12. Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades

    ResponderExcluir
  13. marilia.darkielre.raimundo.
    positivismo foi um movimento que acomteceo na frança.criado por augusto comte .

    ResponderExcluir
  14. Victor, Deoclécio e Douglas31 de março de 2010 às 11:56

    Quem foi Kalr Marx:
    Kalr Marx foi um grande filósofo alemão que nasceu no dia 14 de maio de 1818 e morreu dia 14 de março de 1833, ele estudou numa universidade em Berlin, ele estudava principalmente a filosofia hegeliana e se formou em Iena em 1841 com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.
    Isso é uma pouco da vida de Karl Marx

    ResponderExcluir
  15. natalia e degila
    Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 — Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.

    Nascido em Montpellier, no Sul da França, Augusto Comte desde cedo revelou uma grande capacidade intelectual e uma memória prodigiosa. Seu interesse pelas ciências naturais era conjugado pelas questões históricas e sociais e, com 16 anos, em 1814, ingressou na Escola Politécnica de Paris. No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon (1760-1825), expoente do socialismo utópico; todavia, como Saint-Simon apropriava-se dos escritos de seus discípulos para si e como dava ênfase apenas à economia na interpretação dos problemas sociais, Comte rompeu com ele, passando a desenvolver autonomamente suas reflexões. São dessa época algumas fórmulas fundamentais: "Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e "Todas as concepções humanas passam por três estádios sucessivos - teológico, metafísico e positivo -, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenômenos correspondentes" (1822) (a famosa "lei dos três estados").

    Comte trabalhava intensamente na criação de uma filosofia positiva quando, em virtude de problemas conjugais sofreu um colapso nervoso, em 1826. Recuperado, mergulhou na redação do Curso de filosofia positiva (posteriormente, em 1848, renomeado para Sistema de filosofia positiva), que lhe tomou doze anos. Em 1842, por criticar a corporação universitária francesa, perdeu o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica e começou a ser ajudado por admiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill (1806-1873). No mesmo ano, Comte separou-se de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845, apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria no ano seguinte por tuberculose. Entre 1851 e 1854 Comte redigiu o Sistema de política positiva, em que extraiu algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafisica, propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no volume final dessa obra, apresentou as instituições principais de sua Religião da Humanidade. Em 1856, publicou o livro Síntese subjetiva, primeiro e único volume de uma série de quatro dedicados a tratar de questões específicas das sociedades humanas: lógica, indústria, pedagogia, psicologia, mas faleceu, possivelmente de câncer, em 5 de setembro de 1857, em Paris. Sua última casa, na rua Monsieur-le-Prince, 10, foi posteriormente adquirido por positivistas e transformado no Museu Casa de Augusto Comte.

    Todavia, é importante notar que uma grande confusão terminológica ocorre com a obra de Comte e seu "Positivismo": ele não tem nenhuma ou pouca relação com o chamado Positivismo Jurídico, ou Juspositivismo, de Hans Kelsen; com a "Psicologia positivista", ou "behaviorismo" (ou "comportamentalismo"), de Watson e Skinner; com o Neopositivismo, do Círculo de Viena, de Otto Neurath, Carnap e seus diversos associados, nem com tantos outros "positivismos" de outras áreas do conhecimento

    ResponderExcluir
  16. MATEUS

    Foi quem criou o termo "sociologia" a partir da organização do curso de filosofia em 1839.Ele pretendia fazer uma sintese da produção cientifica.Navisão dele naquela epoca estava emdesordem total orientada pelo caos,por isso ele criou o movimento positivismo na intenção de mudar aquela situação de caos.

    ResponderExcluir
  17. Adriane Y.

    Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

    O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  18. O positivismo foi uma corrente filosófica que surgiu na primeira metade do século XIX.
    O positivismo teve origens do Cientificismoou seja a crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana para conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

    ResponderExcluir
  19. 1° O que é fato social?

    Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.

    Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

    ResponderExcluir
  20. o positivismo surgiu no século XIX.
    objetivo centra da sociologia de Èmile Durkheim foi um fato social que é considerado então pelo um cojunto sociais.............

    ResponderExcluir
  21. ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO8 de abril de 2010 às 03:58

    O Positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsideram-se todas as outras formas do conhecimento humano que não possam ser comprovadas cientificamente. Tudo aquilo que não puder ser provado pela ciência é considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Para os Positivistas o progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra no paraíso que as gerações anteriores colocavam no mundo além-tumulo.
    O QUE POSITIVISMO
    O Positivismo é uma reação radical ao Transcendentalismo idealista alemão e ao Romantismo, no qual os afetos das individuais e coletivos e a subjetividade são completamente ignoradas, limitando a experiência humana ao mundo sensível e ao conhecimento aos fatos observáveis. Substitui-se a Teologia e a Metafísica pelo Culto à Ciência, o Mundo Espiritual pelo Mundo Humano, o Espírito pela Matéria.

    ResponderExcluir
  22. ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO8 de abril de 2010 às 04:01

    Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

    O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.[1]

    ResponderExcluir
  23. ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO8 de abril de 2010 às 04:05

    Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

    O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura, Geografia e outras. Em uma pesquisa da rádio BBC de Londres, realizada em 2005, Karl Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  24. a Sociologia se colocaria, na visão deste autor, como uma ciência para solucionar a crise das sociedades daquela época. Mas Comte não chegou a viabilizar a sua aplicação. Seu trabalho apenas iniciou uma discussão que deveria ser continuada, a fim de que a Sociologia viesse a alcançar um estágio de maturidade e aplicabilidade. gabriela,suely

    ResponderExcluir
  25. Ramon

    A esses fenõmenos que poderia ser estudo por uma ciencia da sociedade ele denominou de FATOS SOCIAIS

    E as caracteristicas dos fatos sociais sao:

    .COLETIVOOU GERAL - Significa que o fenõmeno é comum a todos os menbros de um grupo;

    .EXTERIOR AO INDIVIDUO - Ele aconteci independente da ontade individual;

    .CORCITIVO- Os individuos soa obrigados a seguir o comportamento estabelecido pelo grupo

    ResponderExcluir
  26. augusto comte foi quem criou o termo[sociologia]a partir da organização de curso de filosofia em 1839.ele pretendia fazer uma sintese da produção cientifica. karl heinrich marx(treveris 5de maio de 1818 londres,14de marçode 1883)for um intelectual e revolucionário alemão,fundador doutrina comunista moderna,que atuou como economista,filósofo,historiador,téorico politico e jornalista... bruna bianca

    ResponderExcluir
  27. Richard Rooney:

    Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais – como os crimes, os suícidios, a família, a escola, as leis – poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fácil de estudá-los.

    Então o que ele fez ? Propôs algumas das regras que identificam que tipo de fenômeno poderia ser estudado pela Sociologia. A esses fenômenos que poderiam ser estudados por uma ciência da sociedade ele denominou de fatos sociais. valeuu prof; diego

    ResponderExcluir
  28. Myllena Melgaço

    Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.v

    ResponderExcluir
  29. erisvaldo
    a esses fenomenos que pDUO - ele aconteci independente da von tade individoderiam ser estudado por uma ciencia da sociedade ele denominou de fatos sociais

    Eas caracteristics dos fatos sociais sao:

    COLETIVO OU GERAL- ignifica que fenomeno é comum a todos os menbros de um grual

    COERCITIVO- os individuos sao origados a seguir o comportamento estabelecido pelo grupo
    e uma das primeiras coisas que ele fez foi propor regras de observação e de prosedimentos de envertigação que fisessem com que a sociologia fosse capaz de estudar os acontecimentos sociais de maneira semelhante ao que faz a biologia quando olha para uma célula
    ja para a sociologia manipular os caomtecimentos sociais uo repiti-los e muito mdifisil por exemplo como poderiamos reproduzir uma festa ou um movimento de greve em laboratorio

    ResponderExcluir
  30. positivismo foi um movimento que acomteceo na frança.criado por augusto comte .o positivismo surgiu no século XIX.
    objetivo centra da sociologia de Èmile Durkheim foi um fato social que é considerado então pelo

    ResponderExcluir
  31. karine:O positivismo foi um grande marco na história da sociologia, através dela Augusto Conte idealizou formas de que a nossa sociedade fosse mais perfeita e mais projetada na visão do futuro

    ResponderExcluir
  32. edilandia e cristiane15 de abril de 2010 às 03:19

    karine:O positivismo foi um grande marco na história da sociologia, através dela Augusto Conte idealizou formas de que a nossa sociedade fosse mais perfeita e mais projetada na visão do futuro
    Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais – como os crimes, os suícidios, a família, a escola, as leis – poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fácil de estudá-los.
    Émile Durkheim (Épinal, 15 de abril de 1858 — Paris, 15 de novembro de 1917) é considerado um dos pais da sociologia moderna. Durkheim foi o fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.v

    ResponderExcluir
  33. Jhones Duarte

    Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 — Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo - Positivismo é um conceito utópico que possui distintos significados, englobando tanto perspectivas filosóficas e científicas do século XIX quanto outras do século XX.

    ResponderExcluir
  34. O positivismo foi um grande marco na história da sociologia, através dela Augusto Conte idealizou formas de que a nossa sociedade fosse mais perfeita e mais projetada na visão do futuro
    Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais – como os crimes, os suícidios, a família, a escola, as leis – poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fácil de estudá-los.

    ResponderExcluir
  35. Émile Durkheim

    ele é conciderado um dos pais da sociologia moderna e ele fundou o escola francesa de sociologia, posterior a Cal Marx que ele fazia empirismopra quem nao sabe o q e EMPIRIISMO na sociologia ele e conhecido como é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.
    É amplamente reconhecido como um dos melhores da do consenso da socidade.
    Partindo da afirmação de que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas", forneceu uma definição do normal e do patológico aplicada a cada sociedade, em que o normal seria aquilo que é ao mesmo tempo obrigatório para o indivíduo e superior a ele, o que significa que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, antes mesmo de terem uma existência tangível. Essa preponderância da sociedade sobre o indivíduo deve permitir a realização desse, desde que consiga integrar-se a essa estrutura.

    Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo (preponderância progressiva da solidariedade orgânica).

    A sociologia fortaleceu-se graças a Durkheim e seus seguidores. Suas principais obras são: Da divisão do trabalho social (1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912). Fundou também a revista L'Année Sociologique, que afirmou a preeminência durkheimiana no mundo inteiro.

    ResponderExcluir