segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aula 03 - Émile Durkheim

Continuando o trabalho iniciado por Comte, o de fazer da Sociologia uma ciência, numa visão positiva, surge nessa história o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917). Dar à Sociologia uma reputação científica foi o seu principal trabalho.

É a partir desse pensador que a Sociologia ganha um formato mais “técnico”, sabendo o que e como ela iria buscar na sociedade. Com métodos próprios, a Sociologia deixou de ser apenas uma idéia e ganhou “status” de ciência.

Durkheim presenciou algumas das mais importantes criações da sociedade moderna, como a invenção da eletricidade, do cinema, dos carros de passeio, entre outros. No seu tempo, havia um certo otimismo causado por essas invenções, mas Durkheim também percebia entraves nessa sociedade moderna: eram os problemas de ordem social.

E uma das primeiras coisas que ele fez foi propor regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse capaz de estudar os acontecimentos sociais de maneira semelhante ao que faz a Biologia quando olha para uma célula, por exemplo.

Falando em Biologia nota-se que o seu objeto de estudo é a vida em toda a sua diversidade de manifestações. As pesquisas dos fenômenos da natureza feitas pela Biologia são resultantes de várias observações e experimentações, manipuláveis ou não.

Já para a Sociologia, manipular os acontecimentos sociais, ou repeti- los, é muito difícil. Por exemplo, como poderíamos reproduzir uma festa ou um movimento de greve “em laboratório” e sempre de igual modo? Seria impossível.

Os fatos sociais – objetos nas mãos

Mas Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais – como os crimes, os suícidios, a família, a escola, as leis – poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim, seria mais fácil de estudá-los.

Então o que ele fez ? Propôs algumas das regras que identificam que tipo de fenômeno poderia ser estudado pela Sociologia. A esses fenômenos que poderiam ser estudados por uma ciência da sociedade ele denominou de fatos sociais.

E as características dos fatos sociais são:

Coletivo ou geral – significa que o fenômeno é comum a todos os membros de um grupo;

Exterior ao indivíduo – ele acontece independente da vontade individual;

Coercitivo – os indivíduos são “obrigados” a seguir o comportamento estabelecido pelo grupo.

Outra coisa. Não é verdade que os mais velhos ficam nos “incentivando” a casar? “Não vá ficar pra titia, heim!”, “Onde já se viu! Todo mundo, um dia, tem que se casar!”. Com certeza você já ouviu alguém dizendo isso.

Pois é. Esses dizeres nos levam a crer que o casamento também é coercitivo, pois nos vemos “obrigados” a fazer as mesmas coisas que fazem os demais membros do grupo ou da sociedade a que pertencemos.

Todo fato que reuna essas três características (generalização, exterioridade e coerção) é denominado social, segundo Durkheim, e pode ser estudado pela Sociologia. Quanto ao casamento, poderíamos estudar e descobrir, por exemplo, quais fatores influem na decisão das pessoas em se casarem e se divorciarem para depois se casarem novamente.

Perceba, então: Não apenas com o casamento...

Essas regras são da mesma maneira aplicadas ao trabalho, à escola, à moda, aos costumes do nosso povo, à língua, etc.

O que é fato social?

Faça o exercício de localizar os fatos sociais a partir das características que Durkheim percebeu neles.

Recorte de jornais e revistas e traga para que a turma discuta se os fatos que você encontrou são sociais e podem ser estudados pela Sociologia.

7 comentários:

  1. O que é Fato social

    Objeto central da sociologia de Émile Durkheim, um fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.

    Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. 2 Dê exemplos de outras formas de fatos sociais vistos em nossa sociedade
    morais, dogmas religioso, sistemas finaceiro maneiras de agir, costume

    ResponderExcluir
  3. ALEXSANDRA DE SOUSA CORDEIRO8 de abril de 2010 às 03:54

    O que é fato social ?

    fato social é tudo aquilo que é geral perante a sociedade, exterior aos outros e coercitivo(obrigatório)
    Dê exemplos de outra formas de fatos sociais vistos em nossa sociedade

    a Igreja,roupa, uma farda de um determinado trabalho, sistema financeiro, maneiras de agir, costumes

    ResponderExcluir
  4. Mateus

    Como os crime,os suicidios,a familia,a escola,as leis, poderia ser observado como coisas,pois assim poderia ser mais facio de estuda-los.
    Então o que ele fez?propos algumas ideias que identificam que tipo de fenonimos poderiam ser estudadopela sociologia denominou FATOS SOCIAIS.
    COLETIVO UO GERAL-singnifica que o fenômeno é comum a todos os membros de um grupo
    EXTERIOR OUINDIVIDUO-ele acontece indepedente da vontade individual
    COECITIVO-os individuos sao obrigados a seguir comportado pelo o grupo

    ResponderExcluir
  5. O que é fato social?

    Fato social é qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.

    Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo.

    ResponderExcluir
  6. O que é fato social?

    São "coisas". São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.

    ResponderExcluir
  7. edilandia e cristiane14 de abril de 2010 às 15:01

    fatos sociais sao coisas de um modo geral e muitos outros edilandia e cristiane

    ResponderExcluir